SIGNIFICADO DOS PICTOGRAMAS

DE ACESSIBILIDADE

#POA
+INCLUSIVA

Aqui no Brasil, a Norma Brasileira de Regulamentação, NBR 9050 foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e trata exclusivamente sobre acessibilidade. Ou seja, desde os símbolos que devem ser seguidos no Brasil, até às adaptações em edificações.

Veja aqui a regulamentação NBR 9050.

Desenhado pela Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York, a pedido da Divisão de Reuniões e Publicações do Departamento de Assembléia Geral e Gestão de Conferências das Nações Unidas.

 

Inclui a acessibilidade à informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como o acesso físico. O logotipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos.


 

Novo-símbolo-Criado-Pela-ONU.jpg
ícones.png

Símbolo Internacional de Acesso

 A indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos deveser feita por meio do símbolo internacional de acesso. A representação do símbolo internacional de acesso consiste em pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C).

Deficiência

Intelectual

Limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que aparecem nas habilidades conceituais, sociais e práticas, antes dos 18 anos. A pessoa com deficiência intelectual não é necessariamente considerada incapaz de exercer sua cidadania.

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista – TEA

O símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA consiste em uma fita com peças de quebra-cabeça multicoloridas. A Lei 12.515, que obriga os estabelecimentos públicos e privados do município de Porto Alegre, incluindo bares e restaurantes, a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo.

Símbolo Baixa 

Visão

 Indica pessoas que tem baixa visão quando apresenta 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns.

Deficiência

Auditiva

Visto em locais que oferecem acessibilidade, algum tipo de ajuda ou acesso para surdos. Também pode ser usado para identificar uma pessoa com deficiência auditiva. No Brasil, motoristas com deficiência auditiva podem usar um adesivo com esse símbolo no para-brisas do carro. O adesivo não é obrigatório, mas pode ajudar na interação com outros motoristas e autoridades.